Quem Somos

Nascemos no Porto, mas fomos conhecer-nos em Espanha. Viajamos e exploramos o mundo de diferentes formas, já que o que nos move é mesmo a curiosidade no seu sentido mais puro.

Somos curiosos e apaixonados pela vida, por isso desde sempre gostamos de aprender e experimentar novos estilos de vida, integrando o que faz sentido em cada momento e partilhando as aprendizagens ao longo desta jornada de descoberta.

Utilizamos as experiências para nos autoconhecermos e nos melhorarmos como pessoas. E como as experiências mais simples são as que mais nos transformam, vivemos e viajamos de forma cada vez mais minimalista e ao encontro da nossa essência. Ao longo da nossa jornada temos vindo a apercebermo-nos de que não é preciso ter muito dinheiro nem muitas coisas para usufruirmos das melhores coisas da vida e sermos felizes.

Gostamos muito do contacto com a natureza e procuramos consciência em cada uma das nossas acções. Tentamos viajar e consumir de forma consciente e responsável, com o mínimo impacto possível nas culturas e no ambiente, com respeito às pessoas que nos recebem.

Mudámos de vida em 2014, um processo que se iniciou internamente vários anos antes. Encontramo-nos no exercício contínuo de viver a vida de acordo com os nossos valores, já que para nós esse é o grande segredo de uma vida feliz e plena.

A Missão da pequena borboleta

A Raquel gosta muito de contar a sua missão através desta história que escreveu, muito inspirada pela sua mãe, uma grande Mestre da Vida!

Esta é a história de uma borboleta adormecida que desperta e sai do seu casulo. Curiosa com o mundo lá fora, ela explora, experimenta e encanta-se com a forma como cada aprendizagem a transforma por dentro! A missão desta borboleta é pousar de lugar em lugar, espalhando a sua graciosidade para que mais borboletas adormecidas se inspirem a sair dos seus casulos e venham viver a vida dos seus sonhos!

O nosso desejo é que partilhando a nossa experiência possamos proporcionar inspiração para que mais pessoas saiam dos seus casulos e vivam a vida dos seus sonhos!

O Nosso Percurso

Ambos começámos por trabalhar nas nossas áreas de formação em empresas convencionais durante 10 anos. A Raquel formou-se e trabalhou em Psicologia Organizacional (Recursos Humanos) e posteriormente em Gestão do Turismo e Hotelaria e nada faria crer que viesse a ser nómada digital. Trabalhar online foi um mero acaso para ela, embora não para o Daniel, que é programador.

Para ela, toda esta jornada do despertar começou em 2009, com a sua primeira experiência de voluntariado internacional. Algum tempo depois sentiu a necessidade de criar um blogue pessoal para partilhar as suas experiências de voluntariado à volta do mundo por projetos ligados à sustentabilidade social, económica, ambiental e espiritual: Exploring Sustainable Worlds. A certa altura ela percebeu que todas essas experiências e explorações estavam a mudar a sua forma de sentir, de pensar e de ver o mundo, trazendo um novo paradigma à sua vida, que culminou na necessidade de uma grande mudança!

Para ele, o sonho sempre foi conhecer o mundo. Trabalhar remotamente e ir vivendo em vários pontos diferentes do planeta.

Depois de uma década de trabalho no mundo empresarial, decidimos mudar de vida. Deixámos os nossos empregos, a casa e mais tarde o carro e abraçámos um novo estilo de vida.

A Raquel esteve a viver e a trabalhar numa eco comunidade ligada à Permacultura, com atividade de cariz social, holística e no turismo responsável. Uma experiência de mais de meio ano extremamente marcante e que conta no seu blogue em A minha experiência na Quinta do Vale da Lama. Está ainda ligada à Rede Transição: o movimento que fazemos desde o atual sistema vigente para um novo sistema que idealizamos: uma sociedade pós-combustíveis fósseis, com economias mais localizadas e comunidades mais resilientes. No nosso Blogue e YouTube tens mais informação sobre este tema.

O interesse pelo mundo da sustentabilidade levou-nos a começar a trabalhar online na Pure Portugal e logo aí vimos que se abria uma excelente oportunidade: poder viajar à medida que íamos trabalhando, ou seja, sermos nómadas digitais. O sonho de muita gente, certo?

Aliámos as nossas paixões pela informática e pelo turismo responsável e começámos a gerir a Pure Portugal Holidays, com vista a proporcionarmos alojamento de curta e longa duração e experiências mais sustentáveis em Portugal.

Começámos a viajar mais e a usufruir ainda mais de outras plataformas de alojamento colaborativo como o CouchSurfing e o House Sitting, para reduzirmos os custos das nossas viagens e integrarmo-nos nas comunidades. Para conheceres mais sobre esta última plataforma que te permite trocar alojamento por alguma ajuda vai à nossa secção do House Sitting.

Em 2017 comprámos uma carrinha de carga comercial e em 2018 foi convertida em autocaravana, conforme o nosso gosto e com as funcionalidades que precisávamos para viver e trabalhar remotamente a tempo inteiro. A vida em constante mobilidade, bem como o processo de conversão para autocaravana é desafiante por várias razões, que vamos partilhando nas secções VanLife e Vida de Nómada Digital do Blogue e do YouTube.

O nosso objetivo é explorar melhor o nosso Portugal e também outros países, mas sobretudo pessoas e projetos inspiradores. É voltar ao essencial e experienciar alternativas que nos inspirem ao longo desta jornada de autodescoberta.

Acompanha esta jornada

As nossas experiências e histórias são partilhadas em diversos canais. Cada área ou projeto tem o seu próprio canal, por isso aconselhamos-te a navegar pelo site e a subscrever os canais sobre os temas que mais te interessarem. Poderás ainda acompanhar a nossa jornada e receber as notícias principais das diversas áreas e projetos subscrevendo a nossa newsletter.

Vem daí explorar esta jornada connosco!