Conversas & Palestras

Esta área surgiu como mais uma forma de contribuirmos para a construção de vidas com mais significado e propósito. Sentimos agora que a nossa jornada pessoal e experiência de trabalho remoto com o nomadismo digital já nos permite ter algumas histórias e lições para partilhar.

Ambos começámos por trabalhar nas nossas áreas de formação em empresas convencionais durante 10 anos. A Raquel formou-se e trabalhou na área da Psicologia e nada faria crer que viesse a ser nómada digital. Trabalhar online foi um mero acaso para ela, embora não para o Daniel, que é programador.

Prescindimos de algumas coisas a que estávamos habituados e no caso da Raquel levou vários anos até se despedir do seu emprego, já que era um emprego bastante estável, onde se sentia bem e via grande parte das suas necessidades preenchidas. Mas havia ali algo que não encaixava bem. Foi à procura de respostas e o que mais a ajudou a autoconhecer-se foram as diversas experiências de voluntariado nacional e internacional que fez. A Raquel fez voluntariado em mais de 13 instituições. Podem conhecer um pouco mais no seu perfil de LinkedIn e saber mais sobre a nossa história na secção do site A Nosssa História.

Estas experiências com propósito são as que nos trazem mais matéria para trabalharmos sobre nós mesmos e pensamos que são cruciais para alguém que pretende mudar de vida e não quer dar um passo em falso, mas também para alguém que quer iniciar uma vida profissional, ou que quer escolher um determinado curso ou área a apostar e não sabe como é ser-se profissional daquela área.

O que podemos partilhar com a nossa experiência pessoal:

  • Como é trabalhar online, vantagens e desvantagens
  • Como é ser nómada digital: trabalhar online e viajar ao mesmo tempo
  • Como é viver a dois em 9m2 de autocaravana, as suas vantagens e desafios
  • Como uma experiência de viagem e/ou de trabalho voluntário pode ajudar-nos a descobrir os nossos dons, os nossos pontos fracos e a experimentarmo-nos nos contextos
  • Como escolher as experiências de voluntariado, já que existem diversas opções, umas mais sérias do que outras, umas com mais impacto do que outras

Não esquecendo que viajar é um ato de consumo que deve ser consciente e responsável, para que possamos minimizar o nosso impacto cultural e ambiental ao máximo.

Pensamos que o facto de termos trabalhado de forma convencional anteriormente faz-nos percepcionar a vida e o nomadismo digital de uma forma madura, que pensamos ser interessante partilhar com escolas e faculdades, bem como com outros públicos de pessoas que pretendem mudar de vida.

Estamos disponíveis para partilhar a nossa experiência em formato digital ou presencial.

Contacta-nos: info@overtrail.com.

Palestras que já fizemos:

Minimalist Travel Festival: Maio 2021

Tive o privilégio de ser um dos 10 oradores do Minimalist Travel Festival, que aconteceu no dia 29 de Maio na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, tendo partilhado a minha experiência como nómada digital, a trabalhar online e a viajar em autocaravana.

O festival foi um sucesso e contou com perto de 150 inscrições!

Propusemos três visitas à nossa autocaravana ao longo do dia e ficámos surpreendidos com o interesse que teve! Foram várias dezenas de pessoas à volta da nossa carrinha, a partilharem experiências connosco e a fazerem perguntas sobre este estilo de vida.

No final, o que tem mais valor são sempre as pessoas e as experiências que trocamos com elas. A equipa de oradores é espetacular e tivemos momentos de grande alegria juntos!

Podes ver mais sobre o festival no artigo do blogue da Raquel: Participação no Minimalist Travel Festival.

Teletrabalho e Viajar em Autocaravana: Maio 2021

No dia 22 de Maio fomos à Feira da Primavera de Linda-a-Velha, no CCLAV - Centro Comunitário de Linda-a-Velha e partilhei um pouco a nossa experiência de trabalhar remotamente e viajar em autocaravana.

O público não era específico de viagens e era um grupo heterogéneo em termos de idades e de interesses, por isso foi um bom desafio ajustar a abordagem mais adequada. Passados alguns minutos já estava 'em casa', quando percebi que a linguagem do coração é universal e é a que passa sempre melhor 💗

Podes ler mais sobre esta conversa no artigo do blogue da Raquel: Conversa sobre teletrabalho e viajar em autocaravana.

Sónia Justo: Março 2021

Fui convidada entrevistada pela Sónia Justo, do Blog Lovely Lisbonner, para o programa novo À Tona.

Em cada episódio a Sónia dá a conhecer histórias de convidados que em alguma altura das suas vidas decidiram arriscar.

Esta é a minha história :). Assiste à entrevista: A tua vida cabe numa autocaravana?

Entrevista Slow Living com G.A.S.Porto: Janeiro 2021

Fui convidada para ir partilhar a minha experiência ontem ao G.A.S.Porto, um grupo de ação social onde fui voluntária no passado.

O tema foi "Viver Devagar" e tivemos mais de 100 voluntários a assistirem à conversa online.

Embora sinta que tenho um longo percurso a fazer nesta arte de viver a vida duma forma inteiramente presente e intencional, fiquei muito feliz por poder partilhar um pouco da minha experiência nesta procura por uma vida mais significativa. Porque o minimalismo, em última instância, é isto mesmo: é retirar o supérfluo, o que traz ruído na nossa vida, para ficar apenas com o essencial. E isso aplica-se não só a bens materiais, mas também à arrumação da nossa "casa mental".

Fui falar sobre este tema com a Maria Cordoeiro, uma pessoa que também faz este caminho em busca duma vida com mais tempo para aquilo que é realmente importante, mas numa versão familiar com 5 filhos, 2 cães e gato. Mais uma luz a iluminar o meu caminho com o seu blogue Seis mais dois.

Se alguém estiver à procura de inspiração sobre estes temas, recomendo também a minha querida amiga Ana Milhazes, que é fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal e um exemplo de vida minimalista e da arte de viver devagar.

Perguntavam-me durante esta conversa o que é que eu faço quando o medo me assalta e uma das coisas para mim mais importantes é estar junto de pessoas que me inspiram, porque nos momentos de escuridão é muitas vezes o exemplo delas que me mostra o caminho de saída.

Estamos juntos!

É a Vida Alvim: Julho 2020

Integrado no programa de televisão É a Vida Alvim que o Fernando Alvim apresenta no Canal Q, a Raquel foi falar sobre o Nomadismo Digital e a nossa experiência de Viver e Viajar em Autocaravana, juntamente com o Edis One, um artista de rua. Mais uma excelente oportunidade de partilhar um pouco os nossos sonhos e estilo de vida!

Podes ver a gravação da nossa entrevista em Nómadas Digitais e Graffitis.

Viajantes Minimalistas: Junho 2020

Integrado no festival Backpackers Summer Fest do Viajantes Minimalistas, a Raquel foi falar sobre a nossa experiência de Viver e Viajar em Autocaravana. Falou sobre a razão que nos levou a escolher viver numa autocaravana, como é viver desta forma minimalista, vantagens e desafios, aprendizagens e falou um pouco sobre como escolher a autocaravana mais apropriada para cada pessoa. Foi maravilhoso ter a oportunidade de partilhar um pouco da nossa experiência não só como viajantes em autocaravana, mas como viajantes desta estrada que é a vida!

Anexamos ainda um vídeo de apresentação da nossa autocaravana: Tour da nossa Autocaravana.

Espiga Bar: Setembro 2019

Fomos apresentar ao Espiga Bar um pouco da nossa historia e estilo de vida e apercebemo-nos de que há muita gente interessada em saber mais sobre estes temas e a Raquel relembrou, desde os tempos em que deu formação, o quão gosta de falar em público. Ficou com imensa vontade de voltar a fazer mais apresentações e de partilhar experiências!

Segue a reportagem fotográfica do Mário Brandão no evento do Espiga Bar. E o artigo no blogue escrito pela Raquel.

Testemunhos:

"A vida a dois em 9 metros quadrados de casa sobre rodas. E nós todos 'colados' e a sonhar... Foi tão forte que este fim de semana fui a Lisboa e não marquei dormida, dormi no carro a ver se de uma vez percebo como é incómodo e acelero este sonho de entregar a casa e o carro e só fico com ela! A minha casinha com rodas, claro!" Mário Brandão