Conversas & Palestras

Esta área surgiu como mais uma forma de contribuirmos para a construção de vidas com mais significado e propósito. Sentimos agora que a nossa jornada pessoal e experiência de trabalho remoto com o nomadismo digital já nos permite ter algumas histórias e lições para partilhar.

Ambos começámos por trabalhar nas nossas áreas de formação em empresas convencionais durante 10 anos. A Raquel formou-se e trabalhou em Psicologia Organizacional (Recursos Humanos) e nada faria crer que viesse a ser nómada digital. Trabalhar online foi um mero acaso para ela, embora não para o Daniel, que é programador.

Prescindimos de algumas coisas a que estávamos habituados e no caso da Raquel levou vários anos até se despedir do seu emprego, já que era um emprego bastante estável, onde se sentia bem e via grande parte das suas necessidades preenchidas. Mas havia ali algo que não encaixava bem. Foi à procura de respostas e o que mais a ajudou a autoconhecer-se foram as diversas experiências de voluntariado nacional e internacional que fez. A Raquel fez voluntariado em mais de 13 instituições. Podem conhecer um pouco mais no seu perfil de LinkedIn e saber mais sobre a nossa história na secção do site A Nosssa História.

Estas experiências com propósito são as que nos trazem mais matéria para trabalharmos sobre nós mesmos e pensamos que são cruciais para alguém que pretende mudar de vida e não quer dar um passo em falso, mas também para alguém que quer iniciar uma vida profissional, ou que quer escolher um determinado curso ou área a apostar e não sabe como é ser-se profissional daquela área.

O que podemos partilhar com a nossa experiência pessoal:

  • Como é trabalhar online, vantagens e desvantagens
  • Como é ser nómada digital: trabalhar online e viajar ao mesmo tempo
  • Como é viver a dois em 9m2 de autocaravana, as suas vantagens e desafios
  • Como uma experiência de viagem e/ou de trabalho voluntário pode ajudar-nos a descobrir os nossos dons, os nossos pontos fracos e a experimentarmo-nos nos contextos
  • Como escolher as experiências de voluntariado, já que existem diversas opções, umas mais sérias do que outras, umas com mais impacto do que outras

Não esquecendo que viajar é um ato de consumo que deve ser consciente e responsável, para que possamos minimizar o nosso impacto cultural e ambiental ao máximo.

Pensamos que o facto de termos trabalhado de forma convencional anteriormente faz-nos percepcionar a vida e o nomadismo digital de uma forma madura, que pensamos ser interessante partilhar com escolas e faculdades, bem como com outros públicos de pessoas que pretendem mudar de vida.

Estamos disponíveis para partilhar a nossa experiência em formato digital ou presencial. Contacta-nos aqui

Palestras que já fizemos:

Viajantes Minimalistas: Junho 2020

Integrado no festival Backpackers Summer Fest do Viajantes Minimalistas, a Raquel foi falar sobre a nossa experiência de Viver e Viajar em Autocaravana. Falou sobre a razão que nos levou a escolher viver numa autocaravana, como é viver desta forma minimalista, vantagens e desafios, aprendizagens e falou um pouco sobre como escolher a autocaravana mais apropriada para cada pessoa. Foi maravilhoso ter a oportunidade de partilhar um pouco da nossa experiência não só como viajantes em autocaravana, mas como viajantes desta estrada que é a vida!

Anexamos ainda um vídeo de apresentação da nossa autocaravana: Tour da nossa Autocaravana.

Se tiveres interesse em assistir a outros vídeos mais inspiracionais da Raquel, segue a playlist de vídeos de desenvolvimento pessoal do nosso Canal de YouTube.

Espiga Bar: Setembro 2019

Fomos apresentar ao Espiga Bar um pouco da nossa historia e estilo de vida e apercebemo-nos de que há muita gente interessada em saber mais sobre estes temas e a Raquel relembrou, desde os tempos em que deu formação, o quão gosta de falar em público. Ficou com imensa vontade de voltar a fazer mais apresentações e de partilhar experiências!

Segue a reportagem fotográfica do Mário Brandão no evento do Espiga Bar. E o artigo no blogue escrito pela Raquel.

Testemunhos:

"A vida a dois em 9 metros quadrados de casa sobre rodas. E nós todos 'colados' e a sonhar... Foi tão forte que este fim de semana fui a Lisboa e não marquei dormida, dormi no carro a ver se de uma vez percebo como é incómodo e acelero este sonho de entregar a casa e o carro e só fico com ela! A minha casinha com rodas, claro!" Mário Brandão